Operador de Caixa
Informações Importantes
Informações Importantes
Operador de caixa ou recepcionista de caixa é o profissional cuja função é registrar mercadorias em um PDV e receber do cliente. Antes executadas praticamente por mulheres, hoje em dias vemos alguns homens na função.
É uma das profissões mais importantes no ramo do varejo, onde educação, paciência e atenção são fundamentais para um bom atendimento. A operadora se relaciona diretamente com o cliente.
O operador de caixa é o profissional responsável pelo recebimento dos recursos que entram na empresa (dinheiro, cheques, recebimentos em cartão, convênios, etc.), atendimento ao cliente, emissão de documentos fiscais, entre outras atividades. Também é conhecido como operador de checkout, operador de ponto-de-venda (PDV) ou, apenas, “caixa”.
Esse profissional também atende aos clientes, que são as pessoas que trazem os recursos para pagar os produtos e serviços por elas consumidos, os salários dos funcionários, os impostos, os fornecedores e todos os gastos da empresa. A atividade do operador de caixa não é uma atividade isolada em uma empresa. O operador de caixa, do início ao fim de suas atividades diárias, mantém contato permanente com terceiros, que necessitam da organização do seu trabalho para que o resultado das atividades da empresa seja obtido da melhor forma possível.
O local de trabalho do operador de caixa normalmente é a saída do estabelecimento por ser, o pagamento, a última etapa do processo de compra. Nesse espaço, o operador de caixa terá contato com equipamentos como computadores, caixa registradora, balcões, esteiras automáticas, impressoras fiscais, impressão de cheques, scanners (fixo ou móvel) para a leitura do código de barras, balanças eletrônicas, máquinas para a utilização de cartões, no-breaks (utilizados para momentos de falta de energia), dentre outros.
Esses equipamentos devem ser conservados e utilizados corretamente seguindo as orientações do manual de operações do equipamento, orientações fiscais e orientações contábeis. Quando o operador de caixa não souber fazer alguma operação, deve solicitar a ajuda de alguém capacitado para fazê-la. Vejamos um exemplo: as impressoras dos caixas necessitam de papel; por isso, é necessário aprender a fazer a reposição quando for norma da empresa, para fazê-lo de forma correta sem danificar o equipamento. A impressora fiscal é um equipamento muito importante no posto de trabalho. É ela que registra todas as transações e comprova a geração de impostos para o governo. A impressora fiscal é lacrada pela fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda (SEF) e esse lacre não deve ser removido ou danificado de forma alguma, podendo a empresa ser penalizada pela fiscalização da Secretaria Estadual da Fazenda caso isso venha a ocorrer.
AS FUNÇÕES DO OPERADOR DE CAIXA
O operador de caixa tem uma das funções mais importantes em uma empresa. Vejamos abaixo as atribuições do operador de caixa:
• Abrir o caixa.
• Registrar o valor de todas as mercadorias ou serviços que são comercializados na empresa de forma correta (função muito importante).
• Emitir o cupom fiscal e os comprovantes de pagamento, como cartões de crédito, débito e ticket e entregar uma via ao cliente.
• Zelar pela manutenção dos equipamentos e do mobiliário (balcão, esteiras, lixeiras, etc.).
• Controlar e organizar o fluxo de dinheiro e documentos em seu caixa (muito importante).
• Emissão de ticket de estacionamento ou cartão magnético, o operador de caixa deve realizar a operação de liberação ou cobrança após o encerramento da venda, de acordo com as normas da empresa.
• Ajudar o cliente a empacotar as compras durante o fechamento da venda, mesmo que tal função seja desenvolvida por outro colaborador.
• Realizar, no fim da jornada de trabalho, o fechamento do caixa.
REQUISITOS BÁSICOS PARA UM OPERADOR DE CAIXA
São necessários para o desenvolvimento da atividade de operador de caixa alguns requisitos básicos:
• Atenção
• Organização
• Concentração
• Capacidade de raciocínio lógico
Embora esses requisitos sejam importantes para o desenvolvimento de qualquer atividade profissional, em se tratando do operador de caixa, devem ser potencializados em razão do fluxo de valores e de documentos que transitam pelo seu local de trabalho. Vejamos tais requisitos em detalhes:
Atenção
A atividade de operador de caixa exige total atenção, para evitar graves prejuízos à empresa e aos clientes. O registro das mercadorias deve ser exato. Atualmente, o código de barras na embalagem dos produtos facilita o registro; contudo, a atenção para não haver produtos não registrados ou registrados em duplicidade deve ser elevada. A atenção na execução da atividade de operador de caixa garante o crescimento e credibilidade da empresa seus clientes, eficiente reposição de mercadorias pelo setor de estoques, e para a sua própria segurança. Trabalhando com atenção, o operador de caixa evita que pessoas mal-intencionadas aproveitem de situações de distração para atividades ilícitas, que podem prejudicar o operador e a empresa.
Organização
O operador de caixa deve zelar pela organização não só do seu posto de trabalho, como também da organização do troco, recebimentos, sejam eles em dinheiro, cheques, cartões de débito ou crédito, ticket (Alimentação ou Restaurante) em papel ou eletrônico e convênios com outras empresas. Ao iniciar suas atividades, o operador de caixa deve conferir o fundo de caixa que é o valor destinado ao troco. O operador deve ficar atento para a reposição do troco, antes de ele acabar, pois, se isso acontecer, pode gerar uma demora no atendimento ao cliente. Observe algumas dicas sobre organização:
• Reponha o troco sempre que necessário.
• Guarde imediatamente todo o valor recebido, separando notas e moedas por valor evitando-se assim a entrega de troco errado.
• Organize os comprovantes de recebimento (via da empresa) dos cartões de débito e crédito para não perdê-los.
• Anote todas as saídas de dinheiro de caixa; dependendo das normas da empresa e de segurança, o operador de caixa não deve ficar com grandes somas em dinheiro e cheques durante todo o período de trabalho.
• Realize uma operação denominada de “sangria”, que é a entrega de valores excedentes aos limites orientados pela empresa ao setor Financeiro/Tesouraria, diminuindo o risco de perdas de dinheiro da empresa por motivos de assaltos ou furtos.
• Mantenha os comprovantes de cartões separados e presos por clips ou elásticos facilitando a conferência na hora do fechamento do seu caixa.
• Acompanhe a contagem dos valores recolhidos ao Financeiro/Tesouraria; nessa conferência, podem aparecer faltas ou sobras no saldo de seu caixa.
Concentração e Agilidade
A concentração e Agilidade no ambiente do caixa favorece o atendimento ao cliente evitando falhas na comunicação com o cliente, erros de registro de produtos ou equívocos no processo de pagamento como operações com cartões e o troco para os recebimentos em dinheiro.
Capacidade de raciocínio lógico
A capacidade de raciocínio lógico facilita ao operador nas atividades com valores a receber, conferência de troco, agilizando o atendimento aos clientes, conferência da abertura e fechamento de caixa por parte da tesouraria.
Gostei das informações.
ResponderExcluirBom dia gostaria tirar dúvida se possível gostaria saber operadora caixa é responsável por fiscalizar mercadoria dentro carrinho do cliente ou se isso função fiscal pois onde trabalho estão mandando muita operadora caixa embora por justa causa
ResponderExcluirPelo menos onde eu trabalho tem a prevenção que e responsável por isso a operadora tem obrigação de se ver alguma coisa chamar a prevenção mas a responsabilidade principal geralmente e da preprevenção da operadora e nem do fiscal .
ExcluirEspero ter ajudado
Qual o perfil de um operador de caixa de loja de brinquedos?
ResponderExcluirAdorei as informações!
ResponderExcluirAdorei as informações muito obrigada
ResponderExcluirmuito bom da pra tirar bom proveito dessas informações
ResponderExcluir