Recepcionista
Tarefas e responsabilidades:
- Recepcionar / controlar visitantes.
- Encaminhar visitantes para os funcionários da companhia.
- Responder perguntas gerais sobre a organização ou direcionar as perguntas para outros funcionários qualificados a responder.
- Enviar e receber correspondências ou produtos.
- Processar a correspondência recebida (pacotes, telegramas, faxes e mensagens), organizá-los e distribuir para o destinatário.
- Executar arquivamento de documentos.
- Executar trabalhos de digitação (algumas companhias exigem um mínimo de 45 palavras/minuto).
- Organizar viagens.
- Marcar reuniões.
- Controlar as chaves.
- Registrar informações.
- Utilizar o computador e impressoras da recepção.
- Utilizar pagers, intercomunicadores, rádios e sistema de alto-falantes.
- Utilizar a máquina copiadora.
- Utilizar o fax.
- Manter atualizado os livros de registros de correspondência e registro de fax.
- Telefonista - Efetuar telefonemas, atender telefone e transferir chamadas telefônicas.
- Ajudar visitantes a fazer ligações internacionais.
- Anotar recados de visitantes ou de chamadas telefônicas e enviá-los para os funcionários.
- Saber usar o correio de voz.
- Saber agendar e fazer reuniões por telefone (conference calls).
- Manter em ordem e limpo o local da PABX.
- Registrar diariamente as ligações telefônicas nacionais e internacionais realizadas.
- Processar o débito das ligações telefônicas.
- Reportar falhas do equipamento telefônico.
- Conhecer os aspectos legais da profissão.
- Atuar com ética no exercício da função: imagem profissional, imagem da organização, sigilo profissional, relacionamento com colegas e superiores.
- Conhecer a tarifação dos serviços telefônicos.
- Saber utilizar os serviços das companhias concessionárias de atendimento público (informações, consertos, auxílio de telefonistas, etc).
________________________________________
Habilidades necessárias:
- Boa comunicação oral.
- Boa memória.
- Habilidade em digitar.
- Leitura bem fluente.
- Fluência em língua estrangeira é recomendável.
________________________________________
Conhecimentos necessários:
- Algumas organizações requerem 2o. Grau completo.
- Saber operar mesas telefônicas (PABX).
- Conhecer os cargos da companhia e suas responsabilidades.
- Conhecer a organização.
- Conhecer os procedimentos de emergência.
________________________________________
Qualidades pessoais necessárias:
- Cordial.
- Paciente.
- Prestativa.
- Saber ouvir.
- Saber trabalhar sob pressão.
- Boa comunicação verbal.
- Coordenação Motora.
- Capacidade de memorização.
- Sociabilidade.
- Estabilidade emocional.
- Responsabilidade.
- Educada ao telefone.
________________________________________
Requisitos físicos:
- Voz clara e agradável, boa audição e boa aparência.
- Trabalho bastante repetitivo.
- Em algumas empresas existe stress causado por forte supervisão, por computador e por supervisão pessoal.
- Necessitam aprovação da supervisão para ausentar-se do posto de trabalho.
- Requer esforço físico de estar sentado / parado por longos períodos de tempo.
________________________________________
Como iniciar na profissão?
- Segundo grau.
- Cursos de digitação.
- Cursos de Recepcionista / Telefonista ou auxiliar de escritório.
- Experiência em serviços que envolvam muitos contatos com pessoas, digitação de textos e outros serviços de escritório.
________________________________________
Como é o local de trabalho?
Setenta e cinco por cento trabalham como telefonista em hotéis, hospitais, clínicas, comércio, escritórios de companhias, etc. O restante trabalha nas companhias telefônicas.
Normalmente não viajam.
Utilizam telefones, mesas telefônicas, computadores, copiadoras e faxes.
Interagem com muitas pessoas como: clientes, funcionários, gerentes, visitantes, etc.
Muitas telefonistas / recepcionistas trabalham usando computadores, em locais bem iluminados, com ar condicionado, etc. Entretanto, se o local não tiver tido um bom projeto a Recepcionista / Telefonista poderá experimentar desconforto visual e dores nas costas.
Trabalham nas horas normais das organizações. Entretanto, em hotéis, hospitais e outros locais trabalham em turnos (fins de semana, feriados, noite, dia, etc).
________________________________________
Futuro da profissão.
Muitas companhias necessitam do toque humano e da habilidade na recepção.
Áreas de turismo e hotéis são de grande utilização e valorização de recepcionistas, principalmente devido ao valor atribuído à habilidade de saber relacionar-se com pessoas.
Embora a maior parte dos telefones possa ser discado diretamente, ainda existem números que requerem o auxílio de uma telefonista.
A fusão das atividades da telefonista e de recepcionista é um fator positivo, pois as novas telefonistas/recepcionistas devem enriquecer seu trabalho diário executando serviços de secretária, auxiliar de escritório, etc. Isto capacita as mesmas a aspirar promoções para outras áreas da organização.
As telefonistas/recepcionistas mais experientes devem saber usar mesas telefônicas, correio de voz, sistemas de arquivamento, internet, e-mail e excelente rapidez na digitação de textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça sua sugestão, comentário ou critica.