Recepcionista


Tarefas e responsabilidades:

  • Recepcionar / controlar visitantes.
  • Encaminhar visitantes para os funcionários da companhia.
  • Responder perguntas gerais sobre a organização ou direcionar as perguntas para outros funcionários qualificados a responder.
  • Enviar e receber correspondências ou produtos.
  • Processar a correspondência recebida (pacotes, telegramas, faxes e mensagens), organizá-los e distribuir para o destinatário.
  • Executar arquivamento de documentos.
  • Executar trabalhos de digitação (algumas companhias exigem um mínimo de 45 palavras/minuto).
  • Organizar viagens.
  • Marcar reuniões.
  • Controlar as chaves.
  • Registrar informações.
  • Utilizar o computador e impressoras da recepção.
  • Utilizar pagers, intercomunicadores, rádios e sistema de alto-falantes.
  • Utilizar a máquina copiadora.
  • Utilizar o fax.
  • Manter atualizado os livros de registros de correspondência e registro de fax.
  • Telefonista - Efetuar telefonemas, atender telefone e transferir chamadas telefônicas.
  • Ajudar visitantes a fazer ligações internacionais.
  • Anotar recados de visitantes ou de chamadas telefônicas e enviá-los para os funcionários.
  • Saber usar o correio de voz.
  • Saber agendar e fazer reuniões por telefone (conference calls).
  • Manter em ordem e limpo o local da PABX.
  • Registrar diariamente as ligações telefônicas nacionais e internacionais realizadas.
  • Processar o débito das ligações telefônicas.
  • Reportar falhas do equipamento telefônico.
  • Conhecer os aspectos legais da profissão.
  • Atuar com ética no exercício da função: imagem profissional, imagem da organização, sigilo profissional, relacionamento com colegas e superiores.
  • Conhecer a tarifação dos serviços telefônicos.
  • Saber utilizar os serviços das companhias concessionárias de atendimento público (informações, consertos, auxílio de telefonistas, etc).
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Habilidades necessárias:
  • Boa comunicação oral.
  • Boa memória.
  • Habilidade em digitar.
  • Leitura bem fluente.
  • Fluência em língua estrangeira é recomendável.
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Conhecimentos necessários:
  • Algumas organizações requerem 2o. Grau completo.
  • Saber operar mesas telefônicas (PABX).
  • Conhecer os cargos da companhia e suas responsabilidades.
  • Conhecer a organização.
  • Conhecer os procedimentos de emergência.
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Qualidades pessoais necessárias:
  • Cordial.
  • Paciente.
  • Prestativa.
  • Saber ouvir.
  • Saber trabalhar sob pressão.
  • Boa comunicação verbal.
  • Coordenação Motora.
  • Capacidade de memorização.
  • Sociabilidade.
  • Estabilidade emocional.
  • Responsabilidade.
  • Educada ao telefone.
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Requisitos físicos:
  • Voz clara e agradável, boa audição e boa aparência.
  • Trabalho bastante repetitivo.
  • Em algumas empresas existe stress causado por forte supervisão, por computador e por supervisão pessoal.
  • Necessitam aprovação da supervisão para ausentar-se do posto de trabalho.
  • Requer esforço físico de estar sentado / parado por longos períodos de tempo.
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Como iniciar na profissão?
  • Segundo grau.
  • Cursos de digitação.
  • Cursos de Recepcionista / Telefonista ou auxiliar de escritório.
  • Experiência em serviços que envolvam muitos contatos com pessoas, digitação de textos e outros serviços de escritório.
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Como é o local de trabalho?
 
Setenta e cinco por cento trabalham como telefonista em hotéis, hospitais, clínicas, comércio, escritórios de companhias, etc. O restante trabalha nas companhias telefônicas.
Normalmente não viajam.
Utilizam telefones, mesas telefônicas, computadores, copiadoras e faxes.
Interagem com muitas pessoas como: clientes, funcionários, gerentes, visitantes, etc.
Muitas telefonistas / recepcionistas trabalham usando computadores, em locais bem iluminados, com ar condicionado, etc. Entretanto, se o local não tiver tido um bom projeto a Recepcionista / Telefonista poderá experimentar desconforto visual e dores nas costas.
Trabalham nas horas normais das organizações. Entretanto, em hotéis, hospitais e outros locais trabalham em turnos (fins de semana, feriados, noite, dia, etc).
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Futuro da profissão.
 
Muitas companhias necessitam do toque humano e da habilidade na recepção.
Áreas de turismo e hotéis são de grande utilização e valorização de recepcionistas, principalmente devido ao valor atribuído à habilidade de saber relacionar-se com pessoas.
Embora a maior parte dos telefones possa ser discado diretamente, ainda existem números que requerem o auxílio de uma telefonista.
A fusão das atividades da telefonista e de recepcionista é um fator positivo, pois as novas telefonistas/recepcionistas devem enriquecer seu trabalho diário executando serviços de secretária, auxiliar de escritório, etc. Isto capacita as mesmas a aspirar promoções para outras áreas da organização.
As telefonistas/recepcionistas mais experientes devem saber usar mesas telefônicas, correio de voz, sistemas de arquivamento, internet, e-mail e excelente rapidez na digitação de textos.
 
 
 

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