Operador de telemarketing
 

O operador de telemarketing é o profissional que funciona como o canal entre a empresa e o consumidor. A depender da função realizada, este profissional pode ser classificado de duas maneiras: os operadores passivos e ativos. Os passivos são aqueles que recebem a ligação, sanam dúvidas e solucionam problemas visando a garantia de satisfação do cliente. Já os ativos são aqueles que fazem as ligações e geralmente têm a função de divulgar uma marca e vender um produto e/ou serviço.
 
Sinônimos:
 
• Atendente de telemarketing
• Assistente de relacionamento
• Operador de telemarketing ativo de vendas
• Operador de telemarketing ativo
• Operador de telemarketing ativo e receptivo
• Operador de telemarketing receptivo
• Operador de telemarketing técnico
• Vendedor interno televendas
• Vendedor tele ativo e receptivo
• Tele operador
• Agente de atendimento
• Operador de retenção
• Operador de telemarketing bilíngue
• Operador de cobrança
• Atendente de SAC
• Agente de relacionamento
• Representante de atendimento receptivo
• Representante de atendimento ativo
• Operador de SAC
 
Graduação necessária
 
Para o exercício da profissão, pede-se geralmente somente o ensino médio completo. No entanto, existem cursos técnicos para formação de Operador de telemarketing, que oferecem aprendizados em Técnicas de Comunicação, Técnicas especiais de venda, Conceitos básicos de telemarketing, Telemarketing ativo e receptivo, dentre outros.

Regulamentação necessária
 
Não há lei de regulamentação para a carreira de Operador de Telemarketing, no entanto, a profissão consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). E com o objetivo de promover o desenvolvimento dessa atividade, foi criada a Associação Brasileira de Tele serviços, a ABT. Além de defender a profissão, a ABT procura trocar experiências entre os profissionais de Telemarketing, promover a formação de bons profissionais de mão de obra operacional e aprimorar o conhecimento técnico sobre a área. Há também por parte da Associação a preocupação do cumprimento da Probare, Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento. Este programa define o parâmetro para atendimento aos clientes obedecendo à ética profissional.

Especializações possíveis
 
Não há especializações necessárias para Operador de Telemarketing.

Aptidões desejáveis
 
Algumas habilidades são pré-requisito para o trabalhador que deseja fazer carreira nessa área, entre elas: boa dicção, excelente comunicação verbal, habilidade de saber ouvir e lidar com o cliente, paciência, responsabilidade, dinamismo e raciocínio rápido são algumas características essenciais e que devem ser inerentes ao operador de Telemarketing, já que o ofício exige que o operador tenha uma comunicação clara e objetiva com o cliente e saiba se comportar da melhor maneira possível diante de situações adversas.

Campos de atuação
 
O Operador de Telemarketing atua em Call Centers (escritórios especializados em atendimentos telefônicos) e em SACs (Serviços de Atendimento ao Cliente) de empresas dos mais diversos setores, desde supermercados a instituições bancárias.

Certificação
 

Não há certificação necessária à profissão de Operador de Telemarketing.



Fonte: http://empregocerto.uol.com.br/profissoes/operador-de-telemarketing.html#link


 

 

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