Relógios, pulseiras, óculos: a informática invade o vestuário



 

 

Andar na moda ganhou um sentido completamente novo com a transformação de óculos, pulseiras e relógios em pequenos computadores portáteis, conectados ao corpo e com a internet. A popularidade do computador "portátil" como acessório de vestuário vem do movimento da "autoquantificação", que consiste na medição individual dos dados relacionados com o próprio corpo, desde a qualidade e duração do sono até a quantidade de calorias queimadas na academia.

"Estamos entrando na era da informática no vestuário", explicou Van Baker, analista de tecnologia no instituto de pesquisa Gartner. "As pessoas vão se deslocar com dispositivos pessoais em contato com o corpo e terão ferramentas que se comunicam entre si e com a internet".

O movimento encontrou um habitat natural nas academias, com gadgets como as pulseiras Jawbone UP, Nike FuelBand e Fitbit, que utilizam sensores para detectar o menor movimento do corpo e enviar a informação recolhida para celulares ou tablets, onde aplicativos processam e analisam os dados.

Estes computadores "podem ajudar o usuário quando ele precisar. E todo mundo gosta de receber o tipo de informação que podem oferecer".

Segundo o professor, os óculos que estão prestes a ser comercializados pelo gigante da internet Google, o Google Glass, equipados com uma câmera e conectados com a internet, serão um sucesso, apesar das preocupações levantadas sobre uma possível invasão de privacidade.

"A informática no vestuário deve ser discreta, e parecer uma extensão natural do corpo", disse Smailagic. "Os óculos do Google resolvem estes problemas", acrescentou.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/eletronicos/relogios-pulseiras-oculos-a-informatica-invade-o-vestuario,b8ed09a84728f310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

 


 

 

 

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