Relógios, pulseiras, óculos: a informática invade o vestuário
Andar
na moda ganhou um sentido completamente novo com a transformação de óculos,
pulseiras e relógios em pequenos computadores portáteis, conectados ao corpo e
com a internet. A popularidade do computador "portátil" como
acessório de vestuário vem do movimento da "autoquantificação", que
consiste na medição individual dos dados relacionados com o próprio corpo,
desde a qualidade e duração do sono até a quantidade de calorias queimadas na
academia.
"Estamos entrando na era da informática no
vestuário", explicou Van Baker, analista de tecnologia no instituto de
pesquisa Gartner. "As pessoas vão se deslocar com dispositivos pessoais em
contato com o corpo e terão ferramentas que se comunicam entre si e com a
internet".
O
movimento encontrou um habitat natural nas academias, com gadgets como as
pulseiras Jawbone UP, Nike FuelBand e Fitbit, que utilizam sensores para
detectar o menor movimento do corpo e enviar a informação recolhida para
celulares ou tablets, onde aplicativos processam e analisam os dados.
Estes
computadores "podem ajudar o usuário quando ele precisar. E todo mundo
gosta de receber o tipo de informação que podem oferecer".
Segundo
o professor, os óculos que estão prestes a ser comercializados pelo gigante da
internet Google, o Google Glass, equipados com uma câmera e conectados com
a internet, serão um sucesso, apesar das preocupações levantadas sobre uma
possível invasão de privacidade.
"A
informática no vestuário deve ser discreta, e parecer uma extensão natural do
corpo", disse Smailagic. "Os óculos do Google resolvem estes
problemas", acrescentou.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/eletronicos/relogios-pulseiras-oculos-a-informatica-invade-o-vestuario,b8ed09a84728f310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
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