COMO REDIGIR
UMA CARTA COMERCIAL
A carta
comercial, também chamada de correspondência
técnica, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial,
empresarial ou corporativa.
A redação comercial
tem como características comuns:
a) clareza: o texto, além de ser claro, deve
ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os
comunicados e negócios.
b) estética: a fim de causar boa impressão, o
texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode
haver rasuras ou “sujeiras” impregnadas ao papel.
c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as
informações necessárias, sem ficar usufruindo de recursos estilísticos. Seja
impessoal, ou seja, não faça uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por
fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da língua.
É muito importante que haja correção, pois um possível equívoco pode
gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos de ordem
financeira.
Como fazer uma carta
comercial? Vejamos a estrutura que deve ser seguida:
1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações
necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem
impresso.
2º passo: Coloque o nome da localidade e data à esquerda e abaixo do timbre.
Coloque vírgula depois do nome da cidade! O mês deve vir em letra minúscula, o
ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.
3º passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade
e data.
4º passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro
cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.
5º passo: Inicie o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação
a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”,
“Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao
pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras.
Observação: Evite iniciar com “Através desta”, “Solicito
através desta”, “Pela presente” e similares, pois são expressões pleonásticas,
uma vez que está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.
6º passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva.
Pode-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao
destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.
7º passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual é o encerramento da mesma.
Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com
elevado apreço, Saudações cordiais, etc.
Observação: Evite terminar a carta anunciando tal fato
(Termino esta) ou de forma muito direta (Sem mais para o momento, despeço-me).
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