ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAR DE ENTREVISTAS DE EMPREGO

 “A primeira impressão
pode não ser definitiva,
mas deve ser fundamental”.

Dicas para participar de entrevista de emprego:

· Buscar informações da empresa: procurar informações sobre a empresa na internet. Nacional ou multinacional? Empresa grande ou pequena? Qual sua missão e seus valores? Tem filial? Quais são os produtos ou serviços?

· Levar uma cópia do currículo atualizada: quando o candidato for encaminhado pelo Banco de Oportunidades do Senac ou agência de emprego.

 · Comparecer sozinho à empresa: levar alguém para entrevista demonstra insegurança.


· Desligar o celular: muitos candidatos são desclassificados porque o telefone toca durante a entrevista.

· Chegar ao local apenas 10 minutos antes do horário agendado: chegar muito tempo antes do horário marcado demonstra ansiedade.

· Manter a postura profissional durante todo o processo seletivo: cumprimentar as pessoas ao chegar à empresa, aguardar pacientemente o atendimento, não fazer queixas ou reclamações, demonstrar simpatia e bom humor e cuidar da postura do corpo no momento da entrevista.

· Não interromper o selecionador quando o mesmo estiver falando: isso demonstra ansiedade e impaciência.

· Deixar que o entrevistador fale sobre salário e benefícios: demonstrar muito interesse pela remuneração pode causar uma imagem negativa.

· Perguntar sobre o resultado final do processo seletivo e seguir as orientações da empresa.

Tópicos mais frequentes das perguntas:

· Falar sobre si mesmo: focar na vida profissional e evitar falar detalhadamente sobre a vida pessoal, mas não deixe de responder a todas as perguntas que o selecionador fizer.

· Atividades no tempo livre: programas culturais, leitura e eventos familiares são muito bem vistos pelos selecionadores.

· Objetivos profissionais e pessoais: concluir os estudos, entrar na universidade, iniciar a vida profissional, conquistar estabilidade financeira para comprar imóvel são alguns exemplos, mas o candidato deve falar abertamente sobre seus objetivos.

· Porque a empresa deve contratá-lo: focar na qualificação ou na experiência profissional anterior. Demonstrar que gosta da área escolhida e comprometimento com tudo o que faz são também diferenciais.

· Experiência Profissional: falar sobre as atividades desenvolvidas anteriormente e que tenham relação com a função oferecida pela empresa. Os candidatos ao primeiro emprego e aqueles que estão mudando de área devem focar nas habilidades e na qualificação da área pretendida.

· Pontos fortes e pontos fracos: é preciso ser sincero durante todo processo seletivo e ficar atento principalmente às perguntas sobre qualidades e defeitos para não entrar em contradição nas outras etapas do processo seletivo (dinâmica de grupo e teste psicológico). É importante também ter autoconhecimento para demonstrar que os pontos fracos estão sob controle.

· Motivo de saída do último emprego: é preciso ter cuidado ao falar sobre esses motivos para não ser mal interpretado e não comprometer a imagem de bom profissional.
 
Apresentação pessoal do candidato na entrevista:

Mulheres:


  • Usar maquiagem discreta e de preferência em tons pastéis.
  • Retirar piercings e evitar esmalte de cor forte, principalmente para as vagas na área de Turismo & Hospitalidade, e Saúde.
  • Usar roupa formal, de preferência sem estampas, de tonalidade neutra, e sapatos fechados.
  • Evitar saias acima do joelho, blusas decotadas e sem mangas, acessórios grandes (pulseiras, colares, brincos) e sandália rasteira.
  • Cuidar para que os cabelos estejam arrumados e as unhas limpas.

Homens:


  • Usar roupa formal, de preferência sem estampas, de tonalidade neutra e sapatos fechados.
  • Retirar piercings e brincos, principalmente para as vagas na área de Turismo & Hospitalidade, e Saúde.
  • Cuidar para que os cabelos estejam cortados, a barba bem feita e as unhas limpas.
  • Nunca usar boné.

Fonte: Orientação Profissional – WWW.BA.SENAC.BR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua sugestão, comentário ou critica.