Recepcionista de Eventos



O Recepcionista de Eventos é um profissional feminino ou masculino, muito requisitado para exercer serviços fixos ou temporários de recepção de eventos em geral.

Embora possa ser vista com uma atividade simples o recepcionista deve possuir vocação, preparo adequado e requisitos básicos para desempenhar seu papel como: ter postura profissional, educação, iniciativa, boa vontade, pontualidade, bom humor, simpatia, responsabilidade, conhecimentos gerais e específicos, boa memória, alta resistência à frustração, organização, discrição, prudência, diplomacia, desembaraço, disponibilidade mesmo para executar tarefas simples, ser atencioso, objetivo, saber se comunicar, usar linguagem adequada e dar informações corretas.

A coordenação conhece o perfil adequado do recepcionista para atuar nos variados eventos, mas muitas vezes o próprio cliente solicita um profissional de acordo com o objetivo do evento e seu gosto pessoal.

Os recepcionistas que auxiliam o mestre de cerimônia somente deverão interferir na pauta se tiverem certeza absoluta sobre determinadas precedências, porque do contrário pode prejudicar o andamento do evento.

Também cabe aos recepcionistas auxiliar pessoas idosas e que tenham dificuldade para subir e descer escadas.

No caso de ocorrerem imprevistos e reclamações, deve-se ter controle emocional para solucionar a questão, evitando deixar o cliente frustrado.

Não deve fazer discriminação de raça, cor, cultura, poder sócio-econômico em relação aos clientes e às pessoas com as quais irá trabalhar.

Deve desenvolver ao máximo o seu sentido de responsabilidade para com a empresa onde trabalha, para com o público em geral, para com seus companheiros de profissão, evitando que por descuido, omissão ou negligência possa lhes causar prejuízos.

Deve ser solidário e respeitar os colegas de profissão, lembrando que num evento o trabalho em equipe é fundamental.


Postura profissional

Mulheres:
• Maquiagem leve e discreta, unhas bem feitas com esmalte claro, cabelos preferencialmente presos ou semi-presos, vestuário, bijuterias, calçados e perfumes discretos.
• Cuidar do uniforme e acessórios que serão determinados de acordo com a tipologia do evento.

Homens:
• Barba feita, unhas limpas e cortadas, cabelos curtos, sem tatuagens ou piercings aparentes, sem bijuterias, vestuário e calçados bem cuidados.

Comportamento:
• Não fumar, não mascar chicletes, não tomar bebidas alcoólicas, não estimular ou favorecer intimidade com o cliente.

Comunicação:
• Comunicar apenas o essencial para o evento, sem conversas paralelas ou particulares, não cochichar, não usar gírias e não caçoar das pessoas.
• Ser simpático e cordial com os participantes.
• Saber atender ao telefone, pois em muitas ocasiões trabalhará com o mesmo.
• Estar inteirado sobre a programação oficial do evento e sobre o local.

Treinamento:
• Os recepcionistas devem ser treinados e orientados para se conduzirem de acordo com as exigências do evento: entrega de certificados, crachás e pastas, resolução de dúvidas gerais dos participantes, inscrições, auxílio de auditório.

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